terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Antonio Augusto da Fonseca (Major Fonseca) - 164 anos de nascimento

   Há exatos 164 anos, ou seja, em 24 de dezembro de 1855, nascia na antiga Freguesia da Foz do Douro, pertencente ao Concelho do Porto, Distrito do Porto, Portugal, ANTONIO AUGUSTO DA FONSECA.

   Antonio Augusto da Fonseca vem a ser o Patrono da Escola Estadual Major Fonseca, localizada no Município de Itapetininga, Estado de São Paulo.

Major Fonseca em 1912

  Neste espaço publicarei a imagem do seu registro paroquial de batismo, com sua respectiva transcrição e um resumo desse registro para um entendimento melhor. Um pouco da sua importante história, principalmente em Itapetininga, está na sequência, retirada do Plano de Gestão da Escola que leva o seu nome.

REGISTRO PAROQUIAL DE BATISMO DE

ANTONIO AUGUSTO DA FONSECA

IGREJA PAROQUIAL SÃO JOÃO BATISTA
FOZ DO DOURO (freguesia), PORTO (concelho), PORTO (distrito), PORTUGAL

·         imagem:
(clique na imagem para aumentá-la)

·         transcrição:

(clique na imagem para ampliá-la)

·         resumo:

nome: Antonio

nascimento: data: 24/12/1855
                     local: Largo da Igreja, Foz do Douro (freguesia), Porto

pais: Francisco Antonio da Fonseca - natural da Sé (freguesia), Porto
         Joaquina Adelaide - natural da Foz do Douro (freguesia), Porto

avós paternos: Antonio José da Fonseca - natural de Santa Marinha do Zêzere (freguesia), Baião
                         Josepha Maria de Jesus - natural da Sé (freguesia), Porto

avós maternos: Justino Antonio da Silva - da Foz do Douro (freguesia), Porto
                          Rita de Caseia da Silva - de Lordelo do Ouro (freguesia), Porto

batismo: data: 02/02/1856
  local: Igreja Paroquial São João Batista, Foz do Douro (freguesia), Porto

padrinhos: Antonio Joaquim de Souza Carvalho e Silvina Laura da Fonseca (irmã do batizado)

Observações: Freguesia em Portugal é equivalente a um distrito no Brasil e um concelho lá, seria um município aqui. Um distrito português é equivalente a um estado brasileiro. Em 2013, depois da Lei que estabeleceu uma reorganização administrativa do território das freguesias, Lordelo do Ouro passou a fazer parte da Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos (oficialmente União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos)

PEQUENOS HISTÓRICOS DA CRIAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL MAJOR FONSECA E DE SEU PATRONO

   A seguir estão os históricos da criação da Escola Estadual Major Fonseca e de Antonio Augusto da Fonseca, contidos nos capítulos 1 e 2 da Unidade III do Plano de Gestão Escolar 2014 da Unidade Escolar:

"III - Histórico da Unidade Escolar

1 - Histórico de Criação:

   A  Escola Estadual  “Major  Fonseca” foi criada pelo Decreto de 27/09/1932, tendo  sido instalada pelo ato de 06/10/1932, num casarão de propriedade da família do Sr. Antonio Augusto Fonseca, sendo o primeiro Diretor o Senhor Manoel de Camargo e Souza. Funcionou até  1995 atendendo o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série, sendo também Escola vinculadora da Zona Rural. Em 1995 com a Reorganização da Secretaria da Educação passou a atender apenas de 1ª a 4ª série. Em 2011 com a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos pela Secretaria Estadual da Educação, passou a atender alunos de 1º ao 5º ano, passando então a ter todas as etapas do Ciclo I nesta Unidade escolar.

2 - Histórico do Patrono:

   Antonio Augusto da Fonseca nasceu em São João da Foz, em Portugal aos vinte e quatro dias do mês de dezembro de mil oitocentos e cinqüenta e cinco. Era filho de Francisco Antonio Fonseca e de Joaquina Adelaide da Fonseca.

   Veio para o Brasil em 1869, onde residiu no Rio de Janeiro até 1870; neste mesmo ano veio para São Paulo, onde fixou residência em algumas cidades da nossa região e em 1872 chegou a Itapetininga, onde se casou com Maria Augusta Pereira Chaves em 29 de julho de 1876, nove meses mais tarde ficou viúvo. Inconformado com a solidão e conhecendo o caráter da família casou-se com a cunhada Maria José Pereira Chaves.

   Em agosto de 1879, juntamente com o Professor Francisco José M. da Silva, fundou o “Externato Previdência”, onde se preparavam jovens de Itapetininga e de cidades vizinhas.

   Naturalizou-se em 17 de outubro de 1875. Em 1893 trabalhou como Delegado de Polícia e com ideias republicanas e democráticas foi eleito vereador da Câmara Municipal de Itapetininga, sendo criador da Guarda Cívica, por ocasião da Revolução Federalista.

   Em 24 de julho de 1894, foi nomeado Diretor da Escola Normal de Itapetininga, Exerceu também por diversos anos a Cargo de Promotor Público Interino e foi Curador Geral de Órfãos.

  Em 1902 afastou-se da Direção da Escola, dedicou-se a advocacia onde também conquistou destaque na cidade.

   Faleceu em São Paulo no dia 25 de outubro de 1916 e foi sepultado em nossa cidade no Cemitério Municipal.

  Em dezembro de 1917, por Projeto dos Senhores Antonio Pinto, Sebastião Villaça e João Mendes de Moraes, foi inaugurado o seu busto que hoje se encontra na fachada principal da escola que leva orgulhosamente o seu nome Escola Estadual “Major Fonseca”."

Observação: Na verdade Major Fonseca está sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento e não no Cemitério Público São João Batista.

HERMA DE MAJOR FONSECA

(clique na imagem para aumentá-la)

   Aproveitando a oportunidade e como uma curiosidade, detalharei o evento realizado em 25 de dezembro de 1917, pouco mais de 1 ano do falecimento de Antonio Augusto da Fonseca, da inauguração de seu busto idealizado por seus amigos, como está escrito no pilar que o sustenta:

AO

MAJOR FONSECA

HOMENAGEM

DOS SEUS AMIGOS

MCMXVII

   A solenidade ocorreu na antiga Praça João Soares (atual Praça Marechal Deodoro da Fonseca, mais conhecida por Largo dos Amores) nas presença de familiares do Major Fonseca, de diversas autoridades, de representantes de várias entidades e vários jornais da época e de bandas do nosso município; tendo discursado o orador da ocasião Sebastião Villaça e em nome da família Fonseca o filho do homenageado Orlando Fonseca, além de outros; como foi bem detalhado no jornal Correio Paulistano do dia 29 de dezembro de 1917, cujos recortes com a reportagem completa estão a seguir:

(clique na imagem para ampliá-la)

   Atualmente esse monumento encontra-se nos jardins da Escola Estadual Major Fonseca.

·         fontes:

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO
FAMILY SEARCH
SITE: http://ptdocz.com/doc/370974/ee-major-fonseca

·         pesquisa: ALAN FRANCI

Alan Franci – Itapetininga – terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário