quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O PRESTES dos Prestes de Albuquerque e de Luis Carlos Prestes

No artigo sobre Agostinho de Oliveira da Costa (1687-1773), português natural da antiga Freguesia de Santo Estêvão, Lisboa, verificamos que a maioria de seus filhos eram mais conhecidos e/ou se declaravam com o sobrenome Prestes. Como deve haver milhões de descendentes de Agostinho vivendo na atualidade, muitos dos que hoje possuem o Prestes têm uma chance grande de serem descendentes dele.

Vamos mostrar neste artigo bem objetivamente através da análise documental de registros paroquiais e civis (estes apenas após 1889) que Agostinho é um ancestral de Fernando Prestes de Albuquerque e, consequentemente, de seu filho Julio Prestes de Albuquerque, dois políticos muito importantes durante a República Velha. Mostraremos também quando se iniciou o sobrenome composto Prestes de Albuquerque.

Da mesma forma veremos que Luis Carlos Prestes, outro político brasileiro do século XX conhecido mundialmente, também descende de Agostinho de Oliveira da Costa.

Por fim mostraremos uma origem em Portugal nem tão remota do sobrenome Prestes usado por essas personalidades em uma mulher que viveu nos anos 1600 (século XVII) em Lisboa.

O PRESTES dos Prestes de Albuquerque

Prestes de Albuquerque

A família Prestes de Albuquerque é muito conhecida nacionalmente devido aos seus dois famosos representantes na política: Fernando Prestes de Albuquerque e seu filho, Julio Prestes de Albuquerque. Eles também são mais conhecidos com o primeiro sobrenome apenas: Fernando Prestes e Julio Prestes.

Julio Prestes de Albuquerque nasceu em Itapetininga em 15 de março de 1882, sendo filho de Fernando Prestes de Albuquerque e Olimpia Prestes de Santana. Foi batizado na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres, Itapetininga, em 28 de abril de 1882.

Tanto Fernando como Olimpia possuíam o sobrenome Prestes. Eles casaram-se na antiga Matriz de Itapetininga em 9 de setembro de 1874.

Fernando Prestes de Albuquerque era filho de Manoel Prestes de Albuquerque e Ignacia Francisca Vieira. Ele nasceu em 26 de junho de 1855 em Angatuba, na época um bairro pertencente a Itapetininga com o nome de Palmital. Não encontramos seu registro paroquial de batismo.

Manoel e Ignacia devem ter-se casado no Rio Grande do Sul, de onde ela era natural.

Olimpia Prestes de Santana nasceu em 25 de agosto de 1860 em Itapetininga, segundo seu registro paroquial de batismo, que se realizou na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres em 24 de setembro de 1860. Era filha de José Joaquim de Santana e Generosa da Silveira Prestes.

José Joaquim e Generosa contraíram matrimônio no dia 4 de julho de 1858 na antiga Igreja Matriz Sant’Ana, em Itapeva, na época denominada Faxina.

Fazendo um resumo até este ponto para uma melhor compreensão:

* Julio Prestes de Albuquerque (1882)
* pais: Fernando Prestes de Albuquerque (1855) e Olimpia Prestes de Santana (1860) - casados em 1874
* avós paternos: Manoel Prestes de Albuquerque e Ignacia Francisca Vieira
* avós maternos: José Joaquim de Santana e Generosa da Silveira Prestes - casados em 1858

A partir daqui continuaremos a mostrar apenas os ascendentes dos que contêm o sobrenome Prestes; assim começando com Manoel e Generosa, respectivamente, avô paterno e avó materna de Julio.

Manoel Prestes de Albuquerque nasceu Itapetininga em 9 de março de 1818 e foi batizado na antiga Igreja Matriz local em 30 de março de 1818. Era filho de Serafim José Ferreira de Albuquerque e Anna Esmeria Prestes.

Serafim José e Anna Esmeria casaram-se na Igreja Matriz Nossa Senhora da Ponte em 1º de junho de 1813, em Sorocaba, onde nasceram seus primeiros filhos. Deste casamento iniciou-se o sobrenome composto Prestes de Albuquerque. Entre 1815 e 1818 a família mudou-se para Itapetininga.

Generosa da Silveira Prestes deve ter nascido em Itapetininga em torno de 1840 e era filha de José Custodio da Silveira e Francisca Prestes de Albuquerque. Seu registro de batismo não foi localizado.

José Custodio e Francisca casaram-se em Araçoiaba da Serra, na época uma freguesia de Sorocaba denominada Campo Largo de Sorocaba, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores em 11 de abril de 1839.

Passando para a seguinte geração, Anna Esmeria Prestes nasceu em 1798 em Sorocaba e foi batizada nessa mesma cidade no dia 16 de setembro de 1798 na Igreja Matriz Nossa Senhora da Ponte. Era filha de José Joaquim de Oliveira Prestes e Maria Ferreira.

Francisca Prestes de Albuquerque era filha de Serafim José Ferreira de Albuquerque e Anna Esmeria Prestes e nasceu em 8 de abril de 1823 em Itapetininga, onde foi batizada na antiga Matriz Nossa Senhora dos Prazeres no dia 14 de abril desse mesmo ano.

Observamos uma curiosidade: Francisca Prestes de Albuquerque também era filha de Serafim José e Anna Esmeria, ou seja, os avós paternos de Fernando Prestes de Albuquerque eram avós maternos da mãe de Olimpia Prestes de Santana; ou seja, Fernando e sua sogra, Generosa, eram primos-irmãos.

Portanto a mais próxima ancestral em comum com o sobrenome Prestes de Fernando e Olimpia era Anna Esmeria Prestes, avó do primeiro e bisavó da segunda, como resumido a seguir:

* Fernando Prestes de Albuquerque (1855)
* pai: Manoel Prestes de Albuquerque (1818)
* avó: Anna Esmeria Prestes (1798)

e

* Olimpia Prestes de Santana (1860)
* mãe: Generosa da Silveira Prestes (1840?)
* avó: Francisca Prestes de Albuquerque (1823)
* bisavó: Anna Esmeria Prestes (1798)

Anna Esmeria Prestes

Anna Esmeria, como visto, era filha de José Joaquim de Oliveira Prestes e Maria Ferreira. Estes casaram-se na antiga Igreja Matriz de Sorocaba em 8 de novembro de 1797.

José Joaquim de Oliveira Prestes, por sua vez, era filho de Francisco Machado de Oliveira Prestes e Francisca Fernandes Xavier da Silva e talvez tenha nascido em Sorocaba por volta de 1780.

Francisco e Francisca contraíram matrimônio na Igreja Matriz Santana, em Santana de Parnaíba, no dia 22 de maio de 1779.

Francisco Machado de Oliveira Prestes nasceu em Santo Amaro, atual bairro de São Paulo e na época uma freguesia da mesma cidade, em 1744 e foi batizado na Igreja Matriz Santo Amaro em 31 de outubro de 1744. Era filho de José de Oliveira Prestes e Theresa Blanco Machado.

José e Theresa casaram-se em 3 de setembro de 1736 na antiga Matriz de Santo Amaro.

José de Oliveira Prestes nasceu em 1711 em Santo Amaro e foi batizado na Matriz local em 6 de setembro de 1711. Ele era filho de Agostinho de Oliveira da Costa e Anna da Silveira.

Desta forma acabamos de demonstrar que os Prestes de Albuquerque descendem de Agostinho e uma de suas três esposas.

Para um melhor entendimento, a seguir os ancestrais de Anna Esmeria Prestes até Agostinho de Oliveira da Costa:

* Anna Esmeria Prestes (1798)
* pai: José Joaquim de Oliveira Prestes (1780?)
* avô: Francisco Machado de Oliveira Prestes (1744)
* bisavô: José de Oliveira Prestes (1711)
* trisavô: Agostinho de Oliveira da Costa (1687)

Portanto Anna Esmeria Prestes é trineta, sempre pelo lado paterno, de Agostinho de Oliveira da Costa e sua primeira esposa, Anna da Silveira. E Anna Esmeria era avó paterna de Fernando Prestes de Albuquerque e avó materna da sogra deste, Francisca Prestes de Albuquerque.

Em relação a Julio Prestes de Albuquerque, Anna Esmeria Prestes era sua bisavó pelo lado paterno e trisavó pelo lado materno.

Já Agostinho de Oliveira da Costa era 5º avô de Fernando Prestes de Albuquerque e 6º avô de sua esposa, Olimpia Prestes da Silveira.

Por fim, um resumo dessas duas linhagens de ascendentes de Julio até Agostinho:

pelo lado paterno:

* Julio Prestes de Albuquerque (1882)
* pai: Fernando Prestes de Albuquerque (1855)
* avô: Manoel Prestes de Albuquerque (1818)
* bisavó: Anna Esmeria Prestes (1798)
* trisavô: José Joaquim de Oliveira Prestes (1780?)
* tetravô ou tataravô: Francisco Machado de Oliveira Prestes (1744)
* 5º avô: José de Oliveira Prestes (1711)
* 6º avô: Agostinho de Oliveira da Costa (1687)

e pelo lado materno:

* Julio Prestes de Albuquerque (1882)
* mãe: Olimpia Prestes de Santana (1860)
* avó: Generosa da Silveira Prestes (1840?)
* bisavó: Francisca Prestes de Albuquerque (1823)
* trisavó: Anna Esmeria Prestes (1798)
* tetravô ou tataravô: José Joaquim de Oliveira Prestes (1780?)
* 5º avô: Francisco Machado de Oliveira Prestes (1744)
* 6º avô: José de Oliveira Prestes (1711)
* 7º avô: Agostinho de Oliveira da Costa (1687)

O PRESTES de Luis Carlos Prestes

Luis Carlos Prestes

Outro Prestes conhecido no Brasil e no mundo devido à política foi Luis Carlos Prestes, que também descende de Agostinho de Oliveira da Costa.

Luis Carlos Prestes nasceu em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, em 3 de janeiro de 1898 e era filho de Antonio Pereira Prestes e Leocadia de Almeida Felisardo. Seu registro civil de nascimento foi declarado pelo próprio pai no Cartório de Registro Civil em 4 de janeiro de 1898.

Antonio e Leocadia casaram-se em Porto Alegre no dia 30 de maio de 1896 tanto no Cartório de Registro Civil como na Catedral Nossa Senhora Mãe de Deus.

Antonio Pereira Prestes nasceu em 23 de agosto de 1869 em Porto Alegre e foi batizado na Catedral Nossa Senhora Mãe de Deus no ano de 1872. Era filho de Antonio Pereira Prestes e Luiza Machado de Freitas.

Antonio e Luiza devem ter contraído matrimônio em torno de 1858 em Porto Alegre.

Antonio Pereira Prestes era filho de Tertuliano Antonio Pereira e Fermianna Maria de Oliveira Prestes e nasceu no dia 12 de novembro de 1821 em Porto Alegre. Foi batizado nessa cidade na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus em 9 de dezembro de 1821.

Tertuliano e Fermianna casaram-se em 10 de novembro de 1808 na atual Mostardas, Estado do Rio Grande do Sul, na Igreja Matriz São Luís Rei de França.

Fermianna Maria de Oliveira Prestes nasceu em 22 de março de 1790 em Mostardas, onde foi batizada em 15 de abril de 1790 na Igreja Matriz local. Era filha de Manoel de Oliveira Prestes e Silvana Joaquina de Sousa.

Manoel e Silvana Joaquina devem ter-se casado por volta de 1783 na atual Viamão, Estado do Rio Grande do Sul, de onde ela era natural.

Manoel de Oliveira Prestes era filho de José de Oliveira Prestes e Theresa Blanco Machado. Nasceu em 1752 em Santo Amaro, atual bairro de São Paulo, onde foi batizado em 28 de agosto de 1752 na antiga Igreja Matriz local.

José e Theresa casaram-se na Igreja Matriz Santo Amaro em 3 de setembro de 1736.

José de Oliveira Prestes nasceu em 1711 em Santo Amaro, São Paulo, e foi batizado na Igreja Matriz local em 6 de setembro de 1711. Era o segundo filho de Agostinho de Oliveira Prestes e Anna da Silveira.

Portanto demonstramos que Luis Carlos Prestes também descende de Agostinho e uma de suas esposas, como explicado abaixo:

* Luis Carlos Prestes (Porto Alegre - 1898)
* pai: Antonio Pereira Prestes (Porto Alegre - 1869)
* avô: Antonio Pereira Prestes (Porto Alegre - 1821)
* bisavó: Fermianna Maria de Oliveira Prestes (Mostardas - 1790)
* trisavô: Manoel de Oliveira Prestes (Santo Amaro, São Paulo - 1752)
* 4º avô: José de Oliveira Prestes (Santo Amaro, São Paulo - 1711)
* 5º avô: Agostinho de Oliveira da Costa (Santo Estêvão, Lisboa, Portugal - 1687)

Os Prestes de Albuquerque e Luis Carlos Prestes

Como percebemos, Agostinho de Oliveira da Costa (1687-1773) era 5º avô tanto de Fernando Prestes de Albuquerque (1855) como de Luis Carlos Prestes (1898) e estes descendiam do mesmo filho de Agostinho: José de Oliveira Prestes, o segundo filho com a primeira esposa e nascido em 1711.

Desta forma os trisavós de Fernando e Luis Carlos são irmãos, respectivamente, Francisco Machado de Oliveira Prestes (1744) e Manoel de Oliveira Prestes (1752); ou seja, os bisavós são primos-irmãos, respectivamente, José Joaquim de Oliveira Prestes (1780?) e Fermianna Maria de Oliveira Prestes (1790).

O PRESTES - Luiza Prestes

Apesar de Agostinho de Oliveira da Costa não usar o sobrenome Prestes, foi este, além do Oliveira, que foi transmitido e era mais usado pela maioria dos seus filhos. Isto porque, para Agostinho, sua mãe chamava-se Anna Prestes; como ele declarou nos registros paroquiais de seus dois últimos casamentos no Brasil.

Porém vimos no artigo sobre Agostinho que os registros paroquiais em Portugal diziam que sua mãe se declarava como Anna da Costa e quem possuía o sobrenome Prestes era a mãe dela, Luiza Prestes.

Portanto o sobrenome Prestes da família Prestes de Albuquerque e de Luis Carlos Prestes possui uma origem em Luiza Prestes, avó materna de Agostinho.

Para finalizar, um esquema com os mais próximos ancestrais de Agostinho:

* Agostinho de Oliveira da Costa
* pais: Vicente de Oliveira e Anna da Costa
* avós paternos: Manoel de Oliveira e Joanna de Oliveira
* avós maternos: Antonio da Costa e Luiza Prestes

Fontes:

* Atlas Histórico do Brasil:

* Blog Alan Franci - artigo “Agostinho de Oliveira da Costa (1687-1773)”:

* Família Júlio Prestes de Albuquerque:

* Family Search:

* Genealogie on line (Roberto Petroucic):

* Geneanet (Valdinei Silveira):

* Genearc (Roberto de Oliveira Cardoso dos Santos):

* Geni (Lúcia Pilla):

* Google:

* Wikipédia:

Pesquisa:

* Alan Franci

Alan Franci – Itapetininga – quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

6 comentários:

  1. Por gentileza,
    poderia informar qual a fonte primária para a filiação de José Joaquim de Oliveira Prestes aos referidos pais Francisco Machado de Oliveira Prestes e Francisca Fernandes Xavier da Silva, caso a possua? Parece-me que esta é uma questão que não foi bem esclarecida pelos estudos que vi até agora.
    Sou descendente dos Oliveira Prestes do Rio Grande do Sul e pesquiso essa família.
    Muito obrigado
    Vinícius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação dos pais de José Joaquim de Oliveira Prestes foi obtida de seu casamento com Maria Ferreira, como citado neste ponto reproduzido a seguir:

      "Anna Esmeria, como visto, era filha de José Joaquim de Oliveira Prestes e Maria Ferreira. Estes casaram-se na antiga Igreja Matriz de Sorocaba em 8 de novembro de 1797."

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta. Não havia reparado na informação do casamento. Parabéns pela pesquisa.

      Excluir
    3. Obrigado! Eu recortei e editei a imagem do registro paroquial de casamento de José Joaquim e Maria, mas não dá para postar aqui.

      Excluir
    4. Eu olhei o registro assim que recebi sua resposta. Está em Nossa Senhora da Ponte, Matrimônios '1790, Fev-1800, Maio', na imagem 112 dos registros digitalizados pelo familysearch.
      Eu descendo de outro filho do casal José de Oliveira Prestes e Teresa Branco Machado. Como disse, ramo que veio para o Rio Grande do Sul. Três filhos de Teresa Branco vieram para o RS, uma filha do primeiro casamento com Manuel Pinto Machado e depois os irmãos inteiros, filhos de Teresa com José de Oliveira Prestes, João de Oliveira Prestes e Manuel de Oliveira Prestes. Descendo de João de Oliveira Prestes. De Manuel Oliveira Prestes descende, por exemplo, o senador Luís Carlos Prestes. Os irmãos João e Manuel se casaram com duas irmãs, oriundas da família Dias Manso, de Valongo, Porto.
      Novamente, obrigado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir